Aprofundando um pouco mais nos conhecimentos sobre a pele
8 de fevereiro de 2022
Subtipos de Pele
A pele e os seus anexos apresentam constituição que, embora bastante complexa, pode ser compreendida de modo simplificado. Maior órgão do corpo humano, a pele é constituída por tecidos compostos por células e estruturas altamente especializadas. No entanto, é possível compreender a importância de um breve estudo de anatomia e da fisiologia da pele e de seus anexos.
Diferentes fatores intrínsecos e extrínsecos podem influenciar nos aspectos da pele. De acordo com as características desses aspectos, as peles podem ser classificadas em tipos e subtipos cutâneos.
Considerando a classificação baseada na atividade das glândulas sebáceas, as peles podem ser organizadas em quatro tipos: lipídica, alipídica, eudérmica e mista. Já em relação aos subtipos, considerando outras características e não a produção de óleo, destacam-se a pele sensível, a pele desidratada, a pele fotoenvelhecida e a pele acneica.
Agora, vamos explicar um pouco mais sobre os subtipos cutâneos, não levando em consideração a produção de óleo, onde destacam-se a pele desidratada, sensível, a pele fotoenvelhecida e a pele acneica.
A pele desidratada é conhecida como pele ressecada. Suas principais características, são, aspereza, craquelamento e descamação, são resultado da falta de água na pele. Essa falta pode ser superficial, na epiderme, ou decorrer de uma falta de água mais profunda, na derme.
A pele sensível não constitui um tipo de pele, mas sim um subtipo que pode acompanhar qualquer tipo de pele: lipídica, mista, alipídica ou eudérmica. Esse subtipo resulta no aumento da atividade do sistema neuronegativo, o que ocasionará maior excitação das terminações nervosas da pele. Caracteriza-se pelo aspecto avermelhado (provocado pela vascularização superficial intensa), com frequentes irritações, sensações de ardor, repuxamento e fragilidade ao utilizar produtos cosméticos. Segundo Periotto (2008), a pele sensível pode ser conceituada como um estado de hiper-reatividade cutânea. Pessoas com esse estado cutâneo, após utilizarem produtos cosméticos, podem ter sensações de queimaduras, ardência ou coceira, sem apresentar sinais visíveis de inflamação na pele.
A pele envelhecida de forma cronológica, ou seja ação do tempo, é algo natural pelo qual todas as pessoas estão passando. No entanto, um subtipo que vem acompanhando os tipos de pele cada vez mais cedo é a pele fotoenvelhecida. Os apectos de envelhecimento cutâneo precoce representam as características da pele fotoenvelhecida. Rugosidade, flacidez cutânea, e discromias precoces resumem as principais características desse subtipo de pele.
A pele acneica é um subtipo que geralmente acompanha as peles lipídicas e mistas. Esse subtipo caracteriza-se pela presença das lesões acneicas como comedões, pápulas, pústulas, nódulos e ou/ cistos.
Diante dessa variedade de tipos e subtipos cutâneos, é importante utilizar cosméticos específicos, tanto pelas ações dos ativos quanto pelo teor de óleo presentes nas formulações cosméticas. Para que assim você possa cuidar cada vez melhor da sua pele!
Referências
MATOS, S, P. Noções Básicas em Dermatocosmética. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2015.
MATOS, S, P. Cosmetologia Aplicada. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2014