Conhecendo a nossa pele
10 de janeiro de 2022
Você sabia que a pele é o maior órgão do nosso corpo?
De modo geral, ela representa 16% do peso corporal. Ela apresenta uma área total que varia de 2.500 cm2 em recém-nascidos até 18.000 a 25.0000 cm2 em adultos. Sua espessura pode variar de 1,5 a 4,0 mm.
Muitos pensam que a pele é um tecido corporal. No entanto, devido a ela ser composta por mais de um tipo de tecido, é considerada um órgão. Assim como os demais órgãos, a pele tem suas particularidades em relação a seus diferentes tipos, composição e funções exercidas no nosso corpo.
Quais as características e composição da pele?
Existem dois tipos de pele em nosso organismo: pele glabra, lisa, sem pelos e com camada espessa de queratina (palma das mãos e sola dos pés); pele pilificada, mais fina, com sulcos e pregas característicos (restante do corpo). Apesar de só existirem dois tipos principais de pele em nosso corpo, sabemos que as características da pele em cada local variam pela espessura e os anexos ali presentes. Essas diferenças e a exposição aos agentes externos, como o sol, fazem com que adotemos práticas distintas para cuidar da pele da face em relação ao resto do corpo, por exemplo.
De modo geral, a pele é composta por três camadas principais: Epiderme, Derme e Hipoderme.
A Epiderme (do grego: epi = sobre, derma = pele) é o tecido epitelial mais externo. Ela é compacta e impermeável, perfurada apenas poros dos pêlos e das glândulas. Curiosamente, ela não tem vascularização sanguínea. Então, todos os nutrientes do corpo que chegam até ela são permeados da derme.
A Derme, camada intermediária, é caracterizada por ser muito vascularizada e conter as terminações nervosas, seu tecido conectivo é rico em elastina e colágeno. Ela tem a função de sustentar (prender) e nutrir a epiderme. Além disso, ela confere elasticidade, tonicidade e equilíbrio a pele.
A hipoderme (do grego: hipo = inferior, derma = pele) é a camada interna da pele. Ela é um tecido conectivo adiposo (gorduroso), sendo também rica em vasos sanguíneos e nervos. Ela tem papel fundamental na manutenção da temperatura corporal, pois o tecido adiposo funciona como uma espécie de isolante térmico. Além disso, a hipoderme é um depósito nutricional dos demais tecidos da pele.
As terminações nervosas contidas na hipoderme e na derme são fundamentais para a homeostase (equilíbrio) do nosso organismo e enviam informações importantes para que o sistema nervoso consiga regular a produção de hormônios e neurotransmissores, a fim de realizar as atividades essenciais na manutenção de nossas vidas. Sendo assim, vamos conhecer as principais funções da pele.
Quais as principais funções da pele?
- Manutenção da integridade do organismo
- Proteção contra agressões e agentes externos
- Absorção e secreção de líquidos
- Controle de temperatura
- Barreira à prova d’água
- Absorção de luz ultravioleta e proteção do organismo contra os danos da radiação solar
- Metabolismo de Vitamina D
- Funções estéticas e sensoriais (sensibilidade, tato)
Devido às suas funções sensoriais e estéticas, como aparência, toque, odor, maciez, coloração e sensibilidade, a pele é responsável pela atração física e social que culminam nos relacionamentos entre pessoas. Ela nos faz identificarmos com nossos amigos e familiares, assim como provoca a atração dos nossos pares românticos.
Sendo assim, pode-se dizer que a saúde e aparência da pele são primordiais para o bem-estar psicológico e social dos indivíduos. Ou seja, manter a saúde da pele não significa apenas cuidar do nosso maior órgão, mas de todo o nosso corpo, e da nossa autoestima, colaborando para estarmos bem conosco e com quem nos relacionamos.
Referências
HARRIS, M.I.N.C. Pele: Do nascimento à maturidade. São Paulo: Senac, 2016.
VIVIER, A. du. Atlas de dermatologia clínica. 2ªed. São Paulo: Manole, 1997.